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É hora de investir em ações da VIAVAREJO?

Veja a opinião da equipe de analistas da Toro.

 
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VIAVAREJO

VVAR3

PREÇO ATUAL

R$ 12,07

*15 min. de atraso

Tendência de preço

Curto prazo

1 a 5 dias.

Médio prazo

5 a 90 dias.

Longo prazo

3 meses a 3 anos.

Análise do ativo:

Visão sobre a VIA: Neutra A Via, anteriormente denominada Via Varejo, passou por mudanças significativas, desencadeadas pela alteração no seu quadro societário. Em junho de 2019, após 10 anos no comando da Varejista, o Grupo Pão de Açúcar vendeu todas as ações que possuía (mais de 36%) em um leilão na B3. A compra deste percentual foi realizada pela família Klein, fundadora da Casas Bahia, os colocando novamente no comando da Empresa. As diretrizes da nova gestão baseiam-se em melhorias no site e nas lojas físicas, proximidade no relacionamento com os clientes e foco no segmento de e-commerce, que apresenta menores custos e margens de ganho mais dilatadas. Com isso, a Via busca, principalmente, tornar-se competitiva frente à sua principal concorrente no varejo online, a Magazine Luiza. Após a reformulação da nova marca, passando de Via Varejo para Via, a Companhia apresentou uma estratégia de expansão agressiva para o mercado, sobretudo no segmento 3P (marketplace). A Empresa espera ter cerca de 20% do market share das vendas online no Brasil até o ano de 2025. Somado a isso, a Firma tem como objetivo criar um ecossistema para os vendedores e consumidores, visando aumentar o seu LTV (life-time-value) e diminuir o custo de aquisição de clientes (CAC). Além disso, a nova estratégia de integração das lojas físicas como centros de distribuição das vendas no 1P (e-commerce) e 3P (marketplace), amplia a competitividade da Firma frente aos seus concorrentes, tendo em vista que esse modelo de negócio irá reduzir os prazos de entrega, principalmente de bens pesados, que ainda têm uma baixa penetração nas vendas online devido aos grandes prazos de entrega na média. Em conjunto, a medida também otimiza os custos com logística. Recentemente, a Via recebeu a licença do Banco Central para que o banQi, seu banco digital, atue como uma sociedade de crédito direto, onde poderá realizar operações de empréstimos e financiamentos para clientes e parceiros. Acreditamos que a estratégia agressiva de crescimento da Companhia está bem fundamentada. Além disso, a expansão de lojas físicas, principalmente nas regiões norte e nordeste, impacta positivamente a capilaridade da Empresa e otimiza a logística das vendas online, tanto do modelo 1P quanto do 3P. Dentro deste aspecto, destaca-se também o modelo de serviço fulfillment (coleta, armazenagem e entrega de mercadorias), que busca alcançar o cliente cada vez mais rápido. Visão sobre os resultados da VIA: Negativa No terceiro trimestre de 2021 (3T21), a Via reportou lucro líquido de R$101 milhões (+1% em relação ao 3T20). Por sua vez, as vendas realizadas por meio do canal digital representaram 60% do GMV (Volume Bruto de Mercadoria, em português) total da Companhia. Dentro deste aspecto, o e-commerce (1P) e o marketplace (3P) apresentaram alta anualizada de 10% e 133%, respectivamente. As lojas físicas tiveram um desempenho ruim no período, com as vendas recuando 16,6% na comparação com o 3T20. Com isso, o GMV total bruto (e-commerce e lojas) atingiu R$11,1 bilhões (+6% ante o 3T20). A margem líquida atingiu -8,7% no 3T21, uma retração de -16,2 p.p em comparação ao 3T20. Já a receita bruta consolidada foi de cerca de R$8,7 bilhões (-6,7% frente ao 3T20), enquanto a performance das vendas online foi 35% superior em relação ao 3T20. No trimestre, impactado pelas provisões de custos trabalhistas, o EBITDA ajustado operacional somou R$669 milhões (+6,7% ante o 3T20). A margem EBITDA ajustada operacional foi de 9,1% (+1,1 p.p em relação ao 3T20). Ao final de junho de 2021, a Empresa detinha posição de caixa de R$1,7 bilhão, com alavancagem financeira calculada pela relação caixa líquido/EBITDA ajustado dos últimos 12 meses, de 1,4x (contra 1,5x do 3T21). Acreditamos que os resultados da Via serão beneficiados pela estratégia agressiva de crescimento adotada pela Companhia, destacando-se o avanço no marketplace e o plano de expansão de lojas físicas, que amplia a capilaridade da Empresa e otimiza a logística das vendas online. O resultado do 3T21, no entanto, ficou aquém do que esperávamos, sendo impactado pelo aumento nas provisões trabalhistas, redução de vendas nas lojas físicas e queda na sua margem líquida. Este fato, somado ao cenário macroeconômico atual, com inflação alta e ciclo de altas dos juros, que comprometem significativamente a performance das empresas de varejo, nos fazem revisar nossa recomendação de VIIA3 para o longo prazo de positiva, para neutra.

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