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É hora de investir em ações da Grupo soma?

Veja a opinião da equipe de analistas da Toro.

 
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Grupo soma

SOMA3

PREÇO ATUAL

R$ 6,80

*15 min. de atraso

Tendência de preço

Curto prazo

1 a 5 dias.

Médio prazo

5 a 90 dias.

Longo prazo

3 meses a 3 anos.

Análise do ativo:

Visão sobre o Grupo SOMA: Compra Em termos de receita líquida, o Grupo SOMA se destaca como maior player no mercado brasileiro. A Empresa possui em seu portfólio 10 marcas, sendo elas: Animale, Farm, Farm Global, NV, Cris Barros, Fábula, Foxton, Maria Filó, Off Premium e Hering, sendo esta a mais importante. Inicialmente, o Grupo buscava concentração no público feminino de alta renda, com destaque para Farm. Porém, após a aquisição em 2021 da Hering, o SOMA passou a atuar também nos segmentos de média renda. A Empresa possui uma rede de lojas físicas espalhadas por todo País, sendo 358 lojas próprias e 736 franqueadas. Além disso, há distribuição dos produtos através do canal de atacado em mais de 12 mil revendedores multimarcas. Toda a operação é sustentada por 11 centros de distribuição e uma produção realizada completamente de forma terceirizada. Cada marca possui uma identidade visual e o Grupo SOMA preza pela manutenção criativa de cada segmento do conglomerado. Deste modo, o Grupo funciona como uma espécie de gestor, que dá orientações e suporte para o desenvolvimento das marcas, mas preserva a equipe criativa e modos de produção inerentes a cada vertente. Ao longo dos anos, o Grupo se mostrou como um eficiente alocador de capital, capturando sinergias e suportando o crescimento das marcas. A mais recente e relevante aquisição foi a Hering, que compõe boa parte da receita do SOMA. Dentro da marca, quase a totalidade é composta pelo modelo de franquias, ainda que, no passado, o modelo de lojas próprias apresentasse maior valor estratégico. Para ajudar o impulsionamento das marcas, o Grupo SOMA possui o Soma Labs, laboratório de inovação com soluções tecnológicas para as marcas. A ideia do Soma Labs é fornecer uma estrutura de dados robusta para incrementar processos de planejamento, supply chain, pós-vendas, entre outros. Para a Companhia, o Labs é protagonista de soluções para as marcas e foi o grande divisor de águas para o crescimento do Grupo. Como pontos de atenção, é preciso monitorar os impactos da Reforma Tributária na Empresa, haja vista que a possível reversão de benefícios fiscais concedidos no passado pode impactar os resultados. Ainda assim, a diretoria já informou ao mercado que segue monitorando junto aos assessores jurídicos os possíveis impactos das decisões e destacou que já possui planos de ação para mitigar os problemas. Além disso, por terceirizar a totalidade da confecção, o Grupo não consegue garantir que seus fornecedores não se envolvam em práticas irregulares trabalhistas. No passado, por exemplo, a Farm e a Animale já estiveram envolvidas em escândalos com fornecedores com trabalho análogo à escravidão. Ainda que os colaboradores não estejam diretamente associados ao SOMA, é preciso acompanhar a evolução dos processos de diligência da Empresa nesta frente. Acreditamos que o Grupo SOMA está bem posicionado no mercado e atua como player relevante no segmento, se diferenciando pela forte identidade das marcas e capilaridade de atuação em diversos segmentos. Deste modo, recomendamos a compra das ações SOMA3 para o longo prazo. Visão sobre os resultados do Grupo SOMA: Positiva No terceiro trimestre de 2023, o Grupo SOMA reportou receita bruta de R$1,56 bilhão (+5,0% a/a). A receita líquida, por sua vez, totalizou R$1,36 bilhão (+5,8% a/a). No que se refere a receita bruta por marcas, os maiores crescimentos percentuais foram observados na Cris Barros (+35,3% a/a), Foxton (+24,0% a/a) e Maria Filó (+22,5% a/a). Na FARM Brasil, houve crescimento de 5,8% a/a e na Animale de 3,6% a/a. A Hering, responsável por 38,1% do volume de vendas no trimestre (-1,0 p.p. a/a), atingiu receita bruta de R$595,0 milhões (+2,3% a/a). No sell-in, houve recuo de 2,8% a/a com queda nas vendas do Atacado. Neste segmento, os clientes multimarcas apresentaram receios de compras na coleção de verão, dado o nível de estoques mais elevado no inverno. Já no sell-out, houve crescimento de 7,3% a/a com avanços no varejo Físico e Digital, dada a gestão de calendário, ativações comerciais e performance em lojas. O lucro bruto do Grupo SOMA atingiu R$787,9 milhões no período analisado (+5,0% a/a) e a margem bruta alcançou 57,8% (-0,4 p.p. a/a). Retirando os efeitos da Hering, o lucro bruto alcançou R$560,2 milhões (+4,0% a/a) e margem bruta de 66,5% (-1,5 p.p. a/a), com queda ocasionada pela volta do DIFAL (diferencial de alíquota do ICMS), maior nível de remarcações e efeito do mix de canais de venda. Já a marca Hering atingiu lucro bruto de R$227,7 milhões (+7,4% a/a), com margem de 43,6% (+1,0 p.p. a/a). Mesmo diante das maiores remarcações no inverno, a margem bruta foi beneficiada pela eficiência em custos de matérias-primas, melhoria da eficiência na indústria, melhor distribuição das confecções com terceirizados e tentativa de manutenção do full price em lojas próprias. As despesas G&A somaram R$567,9 milhões (+6,8% a/a), representando 41,6% da receita líquida (+0,4 p.p. a/a). O aumento foi ocasionado pela elevação das despesas pré-operacionais da FARM Global na Europa. O Grupo SOMA alcançou EBITDA ajustado de R$213,0 milhões (-0,5% a/a), com margem EBITDA em 15,6% (-1,0 p.p. a/a). A redução é reflexo dos fatores supracitados, com queda da margem bruta e das despesas adicionais. No trimestre, houve dois efeitos de ineficiência que devem ser solucionados para os próximos períodos, o que deve recompor as margens. O lucro líquido ajustado, por sua vez, ficou em R$96,1 milhões (-6,7% a/a), com margem líquida de 7,0% (-1,0 p.p. a/a). A redução se deu em decorrência das maiores despesas com depreciação e amortização e maior alíquota de imposto no período, que foram compensadas parcialmente pela diminuição do resultado financeiro negativo. Ao final do terceiro trimestre de 2023, o endividamento bruto do Grupo SOMA somava R$843,2 milhões (-18,6% a/a), sendo que, deste valor, 69% se concentram com vencimento a partir de 2023. Parte relevante dos passivos, cerca de 625,9 milhões (74,2% do total) apresenta vencimento em 2024 e, atualmente, a Empresa ainda não conta com caixa suficiente para amortização. Quando excluídas as disponibilidades, de R$165,6 milhões (-5,9% a/a), a dívida líquida alcançou R$677,6 milhões, mostrando alavancagem de 1,2x, medida pela dívida líquida/EBITDA. Em resumo, observamos um resultado neutro do Grupo SOMA. Algumas marcas seguem despontando como possibilidade de avenidas de crescimento, mas ainda não possuem representatividade no faturamento total. Além disso, as estratégias de megastore da Hering estão ganhando tração, o que pode alavancar o resultado em lojas próprias nos próximos trimestres. O ciclo de aprendizado da operação internacional segue maturando e deverá trazer efeitos positivos para o segundo semestre de 2024. Deste modo, ainda que pontualmente haja uma manutenção do cenário e pouco crescimento, enxergamos com bons olhos a ação da Companhia com foco para o longo prazo.

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