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É hora de investir em ações da Petz?

Veja a opinião da equipe de analistas da Toro.

 
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Tendência de preço

Curto prazo

1 a 5 dias.

Médio prazo

5 a 90 dias.

Longo prazo

3 meses a 3 anos.

Análise do ativo:

Visão sobre a Petz: Neutra A Petz, fundada em 2002, é uma das maiores companhias de soluções para pets no Brasil. Através de mais de 230 lojas, a Empresa está presente em 23 estados brasileiros, sendo que grande parte dos seus pontos de venda se concentram em São Paulo. Do montante de lojas, grande parte possui menos de 3 anos e seguem em processo de maturação dos seus níveis operacionais. A Petz possui uma linha própria de produtos, além de oferecer serviços de saúde e estética animal através da marca “Seres”. Na prateleira de produtos oferecidos, os alimentos representam cerca de 60% da receita. Entre os principais motivadores para o crescimento da Companhia está a tendência de humanização dos pets. O aumento populacional dos pets tem superado os níveis de natalidade, o que corrobora para a tese. Além disso, cada vez mais as pessoas buscam tornar seus pets como membros da família, o que implica produtos de maior qualidade e gastos maiores com seus animais de estimação. Neste sentido, a busca por rações premium é um desafio a ser destravado, já que outros países com maior adensamento da cultura de humanização dos pets possuem boa parte da renda destinada à alimentação de maior qualidade. A penetração no digital continua sendo um ponto importante para a Companhia. Além da crescente participação na receita, o nível de serviço também se mantém em patamares elevados. Na modalidade ship from store, que considera compras feitas online e que são entregues na casa do cliente saindo de uma loja física, 95% foram entregues em um dia útil. Já a modalidade pick-up, em que o cliente faz as compras online e retira os produtos na loja, apresenta o maior NPS. Dessa forma, o índice omnichannel, que considera a interação entre físico e online, totalizou 90,1% no 3T23 (+0,3 p.p. a/a). A Petz chegou à marca de 390 mil assinantes, o que representa um crescimento de 12,0% em relação ao mesmo período do ano passado. Grande parte do faturamento da Companhia advém deste segmento, porém, ainda que importante para a avenida de crescimento da Petz, as margens deste canal são inferiores aos demais pontos de venda. A Empresa busca crescer tanto de forma orgânica quanto por meio de fusões e aquisições. Nos últimos anos, a compra da Zee.Dog, Petix e Cansei de Ser Gato buscou ampliar o portfólio de soluções da Companhia e expor a Petz a novos mercados, inclusive com atuação internacional. Ainda assim, nota-se que as sinergias geradas das aquisições não foram completamente geradas. É importante ressaltar, também, o aumento da concorrência no setor. A Petz possui diferencial competitivo e vantagem frente a pequenos e médios pet shops, entregando maior mix de produtos e serviços. Entretanto, observamos movimento recente de outras grandes marcas em franca expansão, como a Cobasi. Uma possível fusão entre ambas as empresas já foi veiculada no passado, mas as especulações não se mostraram verídicas até o momento. Ademais, a Petz possui nível saudável de endividamento, o que dá conforto para o processo de expansão, seja de forma inorgânica ou orgânica. Em resumo, percebemos que a Petz está inserida em um setor com potencial de crescimento e possibilidades de expansão da marca. Porém, dado que o parque de lojas ainda precisa de maturação, é preciso analisar com cautela o retorno gerado por esses investimentos nos próximos trimestres, especialmente em um cenário mais competitivo. Além disso, as últimas aquisições ainda não surtiram efeitos significativos no resultado. Assim, mantemos visão neutra para as ações PETZ3, com foco no longo prazo. Visão sobre os resultados da Petz: Neutra Ao longo do terceiro trimestre de 2023, a receita bruta do Grupo Petz foi de R$945,1 milhões (+6,8% a/a). Quando observado apenas a Petz “Standalone”, que inclui os produtos e serviços comercializados pela Petz (modalidades físicas e digitais), Cansei de Ser Gato e Cão Cidadão, a receita bruta correspondeu a R$867,9 milhões (+9,0% a/a). As vendas digitais apresentaram crescimento de 19,6% no período, totalizando R$342,4 milhões, atingindo 39,5% da receita bruta da Petz “Standalone” (+3,5 p.p. a/a). A modalidade física faturou R$493,5 milhões (+4,1% a/a), enquanto os Serviços e Outros totalizaram receita bruta de R$31,8 milhões (-11,4% a/a). A base de assinantes cresceu 12,0% a/a, atingindo 390 mil clientes e representando 28% da receita bruta da Petz “Standalone”. O SSS (same-store-sales) Petz “Standalone” apresentou valor de -0,5% no 3T23 (-8,6 p.p. a/a), reflexo do cenário econômico, queda da inflação no segmento pet, queda do faturamento de serviços e curva de maturação das lojas. Quando analisamos as receitas geradas das empresas adquiridas, houve retração de 3,7% a/a, a R$97,2 milhões. A maior parte deste resultado (R$54,7 milhões e -3,2% a/a) é proveniente da marca Zee.Dog, que apresentou desempenho negativo no segmento internacional. A Petix, por sua vez, atingiu receita bruta de R$42,5 milhões (-4,3% a/a), com efeitos negativos da política de descontos empregada. Ao final do período, a receita líquida consolidada do Grupo Petz atingiu R$794,1 milhões (+7,3% a/a), dados os efeitos supracitados, adicionados de uma melhoria no efeito tributário das receitas brutas. O lucro bruto do Grupo Petz totalizou R$361,3 milhões (+1,6% a/a), apresentando margem bruta de 38,2% (-2,0 p.p. a/a). A queda de margem bruta foi ocasionada por um recuo de 3,0 p.p. na margem da Petz “Standalone”, explicada principalmente pelo aumento das vendas digitais, que possuem menor margem, e promoções realizadas na categoria de alimentos em setembro. No Grupo Petz, as despesas operacionais (SG&A) totalizaram R$295,8 milhões (+4,4% a/a). As despesas com vendas avançaram 5,9%, atingindo R$217,4 milhões, com melhora do percentual em relação à receita bruta. Isso se deu a partir de ganhos de eficiência gerados na Petz “Standalone”. As despesas gerais e administrativas, por sua vez, alcançaram R$73,4 milhões (+2,8% a/a), com capturas de sinergias das adquiridas e eficiência de estoque. O EBITDA ajustado do Grupo Petz foi de R$65,4 milhões (-9,4% a/a), com margem EBITDA de 6,9% (-131 p.p. a/a). Por sua vez, a Petz “Standalone” apresentou EBITDA ajustado de R$63,7 milhões (-14,0% a/a) e margem EBITDA de 7,3% (-2,0 p.p. a/a). No segmento, a retração se deu em função da queda de margem bruta, aumento da penetração do digital e maturação das lojas. O EBITDA “4-Wall”, que compara a rentabilidade entre as safras de lojas da Petz “Standalone”, mostrou que as lojas maduras, ou seja, inauguradas antes de 2019, apresentam margem EBITDA elevada, próxima a 18%. Já as lojas mais novas ainda estão em maturação, como a safra de 2022, que representa cerca de um quinto do total do parque, e registrou margem EBITDA de 9,5%. Nota-se, dessa forma, que há um potencial de ganhos de retorno em função da maturação dos pontos de venda. Finalmente, o lucro líquido ajustado do Grupo Petz foi de R$14,7 milhões (-52,0% a/a), com margem de 1,9% (-2,0 p.p. a/a), refletindo o crescimento das despesas de depreciação, amortização e financeiras. Ao longo do 3T23, a Petz consumiu R$35,0 milhões de caixa. No período, houve geração de caixa operacional no valor de R$82,4 milhões e consumo de R$54,3 milhões nas atividades de investimentos e R$63,1 nas atividades de financiamento, com grande parte do valor sendo consumido na recompra de ações. A Petz encerrou o trimestre com dívida bruta de R$468,8 milhões (+266,4% a/a), das quais 86,7% estão no longo prazo. O aumento se deu em função da 3ª emissão de debêntures. Ademais, a Companhia encerrou o trimestre com R$471,8 milhões em caixa e equivalentes (+79,8% a/a). Dessa forma, o caixa líquido ficou em R$3,0 milhões (-97,8% a/a), com alavancagem mensurada pela razão entre a dívida líquida e o EBITDA em 0,0x. No trimestre, a Petz conseguiu expandir a sua receita, mas percebemos uma contração de margens. Percebemos que a maior penetração do digital segue impactando negativamente o mix de receitas, ao passo que a Companhia ainda não conseguiu equilibrar os níveis de lucratividade neste segmento. Ademais, as sinergias geradas das aquisições ainda são incipientes e não representam parte relevante do resultado. Concluímos, portanto, que os resultados do 3T23 da Petz foram neutros.

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