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É hora de investir em ações da MOSAICO?

Veja a opinião da equipe de analistas da Toro.

 
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MOSAICO

MOSI3

PREÇO ATUAL

R$ 8,00

*15 min. de atraso

Tendência de preço

Curto prazo

1 a 5 dias.

Médio prazo

5 a 90 dias.

Longo prazo

3 meses a 3 anos.

Análise do ativo:

Visão sobre a MOSAICO: Neutra Proprietária dos sites Zoom, Buscapé e Bondfaro, a Mosaico é considerada a principal plataforma digital de conteúdo e originação de vendas para o comércio eletrônico no Brasil. Sua atuação é voltada para facilitar a tomada de decisão dos consumidores no processo de compra, apresentando na mesma página: o histórico de preços do produto selecionado, as lojas que possuem disponibilidade deste produto e os comentários de outros compradores sobre o produto. A estratégia da Firma é voltada para a geração de tráfego, com grande parte da sua receita líquida sendo ocasionada pelo Custo-Por-Clique, que é a cobrança pelos cliques recebidos nos anúncios disponíveis em suas plataformas. As outras fontes de receitas são oriundas da cobrança por publicidade, utilizando banners em seus sites, e da comissão recebida pelas intermediações de compras. Atualmente, a maior parte da receita está concentrada em quatro principais varejistas: Amazon (AMZO34), Magazine Luiza (MGLU3), Americanas (AMER3) e Via Varejo (VVAR3). Recentemente, a Companhia de tecnologia implementou, em parceria com o BTG Pactual (BPAC11), uma plataforma de cashback, o que colabora para o seu posicionamento no comércio eletrônico nacional. Além disso, incorporado nessa parceria, será criado um cartão de crédito sob a marca Bcash, proporcionando cashback e garantia de menor preço, estratégia alinhada com a expansão dos negócios. Nesse ano de 2021 a Empresa ampliou a sua participação no setor financeiro para maximizar a facilidade de pagamento e crédito para seus clientes. Esse movimento foi feito com a entrega do projeto de lançamento do cartão de crédito Buscapé que já vem apresentando bons resultados. Outro meio foi a combinação de negócios com o Banco Pan, essa medida permite às lojas clientes da Mosaico terem acesso a 12 milhões de potenciais clientes que usam a plataforma do banco. Além disso, a sinergia com relação a análise de créditos e facilidade de pagamento trás benefícios ao modelo de negócio da Companhia. A incorporação da Mosaico pelo banco Pan foi feita por meio da troca de ações do banco Pan pelos papéis da MOSI3. Essa troca é na proporção 0,8 (MOSI3/BPAN4), valor que avaliou a empresa de varejo online 10% acima do seu valor de mercado no momento da anunciação da incorporação. Os fundadores da Mosaico assumiram cargos e compensação de diretores do Banco Pan, sendo assim mantendo a perspectiva comercial da empresa. Por fim, os principais riscos em torno da Firma estão no possível fim da relação harmônica com as varejistas, já que a Companhia promove a competição de preço e gera despesas para essas empresas, e na possibilidade de concorrência com outras plataformas de busca e de e-commerce. Apesar dos bons prospectos e planejamento da Mosaico, o mal resultado do setor varejista, em especial o digital nos últimos trimestres mostram uma perspectiva conturbada para a Mosaico no cenário Macro. Com isso, vemos como neutra a posição dos papéis da MOISI3. Visão sobre os resultados da MOSAICO: Neutra No terceiro trimestre de 2021 (3T21), a Mosaico reportou lucro líquido ajustado de R$2,3 milhões, queda de 81,7% frente ao 3T20. Esse desempenho reflete um aumento na estrutura de custos de serviço e despesas, assim como uma redução nas receitas. Já o EBITDA ajustado totalizou R$1,1 milhão (-94,7% ante o 3T20), com margem de 2,2% (-33,1 pontos percentuais). Essa queda se dá no foco da Companhia com aumento de sua estrutura tanto com investimento em tecnologia, quanto em contratação de funcionários, elevando assim suas despesas, somando esse aumento de gastos com a redução da receita causada pela recuperação do varejo físico, temos um EBITDA presente prejudicado. Entretanto, uma estabilização das despesas em investimento mais uma volta ao crescimento natural da empresa, tem-se um resultado esperado positivo de recuperação Por sua vez, a receita líquida alcançou R$50,2 milhões (-14,4% na comparação com o 3T20), esse resultado reflete o processo de reabertura dado a melhora na pandemia. Com isso, a concorrência com as redes de lojas físicas se tornam mais intensas. Portanto, vemos uma volta ao que seria a situação de normalidade na concorrência entre esses dois tipos de varejo, físico e online, e acreditamos que a força das marcas online e a expansão do segmento de compra e venda online deve permitir um crescimento da Mosaico apesar da reabertura econômica. Entre os meses de julho e setembro de 2021, o número de visitas somou 133,5 milhões (-47,9% em relação ao 3T20), explicado pela forte base comparativa, onde vivíamos o pico da pandemia de Covid-19, com restrições ao comércio físico. Entretanto, se avaliarmos na comparação dentro do ano, o tráfego entre 2T21 e 3T21 teve uma redução menor do que os referentes períodos de 2020. No 3T21, os resultados apresentados pela Mosaico refletem: (i) a reabertura do varejo físico, reduzindo os ganhos de 2020, e (ii) o maior investimento da empresa, realizando contratações para atender a demanda operacional de desenvolvimento e alocação de capital na estrutura física. Vemos a Companhia enfrentando hoje uma situação de volta à realidade, após os fortes resultados de 2020 e realizando uma boa alocação em seus recursos. Entretanto, devido ao cenário macroeconômico de elevação na taxa básica de juros e reabertura do comércio físico, possuímos uma visão Neutra para as ações da Mosaico.

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