Visão sobre a Locaweb Neutra
O crescimento do e-commerce e o processo de digitalização de pequenas e médias empresas, com os novos hábitos de consumo online, vieram para ficar, e a Locaweb, que presta serviços de computação em nuvem, softwares e hospedagem de sites (Hosting), deve continuar capturando valor nesta vertente.
Considerada uma das pioneiras na utilização de soluções Business to Business – B2B (negócios entre empresas), a Companhia conta com um variado portfólio de soluções integradas, possuindo produtos e serviços com grande potencial de cross-selling (venda cruzada) e up-selling (incentivar os clientes a comprarem itens mais avançados). A Firma explora as oportunidades geradas por essas práticas de vendas visando: a migração de usuários para serviços de maior valor agregado, o fortalecimento do esforço de identificação de produtos e serviços complementares que possam ser ofertados para os clientes, a atuação mais próxima de seus desenvolvedores parceiros e a otimização do fluxo de pedidos online.
Atualmente, a sua estratégia é baseada, principalmente, em assinaturas com renovação automática, que podem ser efetuadas com periodicidade mensal, trimestral, anual ou trienal. Essa característica proporciona previsibilidade para as receitas da Empresa, além de reduzir os níveis de inadimplência.
Outro ponto de destaque é a bem-sucedida política de aquisições adotada pela Companhia, que objetiva a completação e a diversificação de seu portfólio de produtos e serviços. Para isso, a Locaweb buscou oportunidades de compra dentro do setor de tecnologia brasileiro, priorizando empresas que contam com a maior parte da receita recorrente, que podem proporcionar sinergia de custos, que possuem grande potencial de cross-selling, dentre outras características.
As atuais diretrizes adotadas para a aceleração do crescimento da Empresa envolvem: a capacidade de atração de novos clientes com baixo CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e alto LTV (Life Time Value, ou seja, o valor que o cliente retorna ao longo do tempo), a adoção de um ecossistema propício para as estratégias de cross-sell e de up-sell, o crescimento associado ao aumento da margem e um histórico favorável de M&A (Mergers and Acquisitions, na tradução, Fusões e Aquisições).
Acreditamos que o principal desafio da Companhia é a possibilidade de crescimento da competição, caso um grande player do setor de tecnologia decida adotar uma estratégia mais forte de inserção no mercado de atuação da Locaweb, já que este não apresenta fortes barreiras de entrada. Além disso, uma possível mudança de hábito entre as empresas, em um cenário de preferência pela internalização do desenvolvimento de soluções tecnológicas, pode impactar negativamente as operações da Empresa. Sendo assim, nossa visão é neutra para a Companhia no longo prazo.
Quisque et lacinia ex. Donec gravida quam id ipsum tincidunt, eu auctor orci feugiat. Nullam elit felis, lobortis eget aliquam ut, accumsan sit amet sem. Nam ac varius arcu. Maecenas aliquet nunc interdum consectetur rutrum. In vel rutrum nulla. Etiam vehicula porttitor quam, ut porta nisl efficitur sit amet. Pellentesque blandit tortor sit amet metus mattis, vel convallis nibh venenatis.