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É hora de investir em ações da Lojas Renner?

Veja a opinião da equipe de analistas da Toro.

 
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Lojas Renner

LREN3

PREÇO ATUAL

R$ 15,80

*15 min. de atraso

Tendência de preço

Curto prazo

1 a 5 dias.

Médio prazo

5 a 90 dias.

Longo prazo

3 meses a 3 anos.

Análise do ativo:

Visão sobre a Lojas Renner: Compra A Lojas Renner segue como uma das principais empresas de moda no mercado brasileiro. Com comprovada expertise no seu ramo de atuação, a Companhia é, atualmente, um dos destaques do setor, com fatia importante do market share e alta eficiência operacional. Além da marca principal, a Empresa conta ainda com a Youcom, para o público jovem, e a Ashua, com foco em roupas plus size. Por fim, a Camicado integra as operações de varejo, com produtos para casa e decoração. Com mais de 600 lojas no Brasil, Argentina e Uruguai, a Empresa possui diversificação geográfica e estratégias de lojas distintas, que variam de instalações em shoppings centers a lojas de rua em centros urbanos. Atendendo a uma ampla variedade de públicos, os resultados da Companhia se mostram mais sensíveis em zonas com menor renda média da população, ao passo que o consumo nas lojas é resiliente em regiões de classes mais altas. Para integrar o ecossistema, a Lojas Renner possui um ambiente omnichannel que conecta os diferentes pontos de venda com o cliente, deixando o processo de compra de fácil acesso para o consumidor. Nesta vertente, destaca-se o aplicativo, que possibilita compras online e retirada em lojas físicas, os caixas de autoatendimento, que permitem celeridade nas filas, e o novo centro de distribuição em Cabreúva, capaz de aumentar a eficiência logística e das operações. Ainda sobre o processo de digitalização da Empresa, o GMV digital da Lojas Renner vem crescendo ano a ano. Neste sentido, o marketplace da Companhia já conta com mais de mil sellers e cresce em participação no volume de mercadorias vendidas. Nas soluções financeiras, a Realize CFI atua na concessão de crédito para facilitar o consumo no ecossistema da Empresa. Entretanto, o cenário macroeconômico adverso pressionou os resultados da divisão no último ano. Dessa forma, ainda que a operação do varejo siga estável, os números da Realize são detratores. A Empresa continua focando nas práticas ESG, baseando suas estratégias no “Novo Ciclo e Sustentabilidade”. Através dele, a Companhia apresentou 12 compromissos a serem entregues até 2030 nos pilares de relações humanas, soluções climáticas e conexões que amplificam. Nota-se, portanto, que a Empresa segue bem posicionada no cenário doméstico. Ainda assim, o contexto econômico exige cautela, gerando entraves para a divisão financeira e pressionando as margens em pontos de vendas localizados em regiões de menor poder aquisitivo. A posição de caixa líquido elevada, resultante do follow-on realizado em 2021, oferece conforto para a Companhia, mesmo em cenário adverso, mas levanta dúvidas sobre a capacidade da Empresa alocar capital que gere maiores retornos. Adicionalmente, a Lojas Renner vem enfrentando a concorrência dos pares do exterior, que se beneficiam de vantagens tributárias desiguais, além da melhoria operacional de concorrentes no mercado interno que desafiam sua posição como player de maior eficiência no setor. Seguimos com posição de compra para as ações de Lojas Renner (LREN3) com foco no longo prazo, mas analisando o ambiente em que a Empresa está inserida. Visão sobre os resultados da Lojas Renner: Negativa No terceiro trimestre de 2023, a receita operacional líquida da Lojas Renner fechou em R$3,10 bilhões (+2,6% a/a), sendo que, do resultado, R$2,64 bilhões (+0,8% a/a) compõem o montante da operação de varejo, atividade-fim da Companhia. No período, as vendas da marca Renner, parte majoritária do resultado do varejo (92,0%), avançaram 1,1% a/a. Apesar da piora do ambiente e da queda dos volumes em agosto, observamos uma recuperação das vendas nos meses seguintes, sustentando o crescimento observado. Segundo a Companhia, as estratégias de precificação de produtos mais assertivas e a exposição de peças de faixa de entrada têm contribuído para a manutenção das vendas. Na Camicado, houve retração de receita (-6,2% a/a), em função da menor metragem quadrada causada pelo fechamento de lojas deficitárias. Nas vendas por metro quadrado, houve avanço de 6,1% a/a. A Youcom, por sua vez, cresceu 3,5% a/a, também com reflexos da nova proposta de merchandising das vitrines. Por fim, as vendas digitais compuseram 15,3% de penetração, alcançando o montante de R$529,9 milhões (+6,7% a/a). Na Realize CFI, a carteira de crédito somou R$5,79 bilhões no 3T23 (+3,0% a/a), com os maiores volumes na bandeira Meu Cartão. Os créditos vencidos atingiram 29% da carteira (+1,7 p.p. a/a) e as perdas subiram para 5,5% do montante (+1,2 p.p. a/a). Os esforços para concessão de crédito mais restritivo permanecem, com queda de 17 pontos percentuais ano a ano na aprovação de cartões. Os créditos de baixo risco chegaram a 94% do total do volume concedido versus 69% no 3T22, revelando a maior disciplina na carteira. Mesmo diante da menor disponibilidade de crédito, as receitas líquidas de custo de funding chegaram a R$434,6 milhões (+18,1% a/a), com a melhor gestão do portfólio. As perdas líquidas também somaram R$329,5 milhões (+39,1% a/a), em decorrência do maior provisionamento da carteira. Sendo assim, a cobertura da carteira over 90 atingiu 96,4% (+2,0 p.p. a/a). Na operação de varejo, o lucro bruto atingiu R$1,41 bilhão (+0,3% a/a), com margem de 53,6% (-0,2 p.p. a/a). No período, houve impacto negativo de 0,5 p.p. na margem bruta em função da incidência do DIFAL (diferença entre as alíquotas interna e interestadual), sendo assim, em bases comparáveis, houve aumento de margem em 0,3 p.p. a/a. A estratégia mais assertiva de estoque também possibilitou maior eficiência em custos de produtos vendidos, sendo que a maior parte da coleção foi adquirida in season, o que diminuiu os custos de carregamento de estoques. O destaque positivo de margem bruta foi na Camicado, com elevação de 3,7 p.p. a/a, e nas vendas digitais, que cresceram 2,1 p.p. a/a. As despesas SG&A do varejo somaram R$1,04 bilhão no 3T23 (+2,9% a/a). Os gastos gerais e administrativos avançaram 4,2% a/a, dado os gastos adicionais da implementação do novo CD que não devem ocorrer a partir do próximo ano. Com isso, o EBITDA ajustado da operação varejo retraiu 9,7% no comparativo entre o 3T23 e o 3T22, somando R$397,6 milhões. A margem EBITDA alcançou 15,1% (-1,7 p.p. a/a), dada a menor alavancagem operacional do período. O EBITDA total ajustado da Companhia, isto é, com a inclusão da Realize CFI, atingiu R$362,6 milhões (-21,1% a/a), com margem de 13,8% (-3,8 p.p. a/a). É importante mencionar que no 3T22 houve efeito não recorrente de R$88 milhões positivos. O resultado financeiro da Lojas Renner impactou a Companhia negativamente em R$15,4 milhões no 3T23, em função da correção monetária da operação da Argentina. Sendo assim, o lucro líquido chegou a R$172,9 milhões ao final do 3T23 (-32,9% a/a), com a queda influenciada pelo menor resultado operacional. Deste modo, a margem líquida alcançou 6,6% no trimestre (-3,3 p.p. a/a). No trimestre, a geração de caixa livre da Companhia foi de R$599,1 milhões (+614,9% a/a) e o caixa total foi acrescido de R$327,9 milhões, chegando a R$2,65 bilhões (-32,8% a/a). Nas atividades operacionais, houve geração de caixa de R$932,2 milhões (+204,1% a/a). Houve substancial resultado na variação de capital de giro ocasionada pela melhora do nível de estoques e diminuição do ciclo financeiro. Nas atividades de investimento, houve consumo de R$255,0 milhões (-8,8% a/a) em função do Capex empregado em novas lojas, remodelação de instalações e tecnologia. Por fim, nas atividades de financiamento, houve consumo de R$340,5 milhões (-24,6% a/a), com a amortização de debêntures e arrendamentos. O endividamento bruto fechou o trimestre em R$2,16 bilhões, redução de 36,6% frente ao 3T22, com a maior parte concentrada em circulantes. Assim, a Empresa possui caixa líquido de R$1,13 bilhão, deixando posição confortável para cumprimento das obrigações. Em resumo, percebemos que a Lojas Renner enfrentou mais um trimestre difícil. Na operação de varejo, as margens seguem estáveis, porém, sem crescimento de receitas, revelando o acirramento do ambiente competitivo e que as mudanças de posicionamento foram suficientes para manter o patamar de vendas, mas sem avanços significativos. No braço financeiro, o número de créditos ainda segue elevado, mas mesmo diante de uma carteira sem evoluções significativas, a receita conseguiu avançar. Avaliando o resultado como um todo, entendemos os números como negativos, dado que ainda não sugerem a retomada de crescimento da Companhia. Para o fim de ano, é esperado uma melhora com a sazonalidade e para 2024 devem ocorrer ganhos de margem em função da operação do novo CD. A posição de caixa líquido traz conforto, mas também sugere que a Empresa não tem encontrado oportunidades relevantes de investimento capazes de trazer retorno atrativo. Seguimos com posição de compra para as ações de Lojas Renner (LREN3) com foco no longo prazo, mas analisando o ambiente em que a Empresa está inserida.

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