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É hora de investir em ações da HAPVIDA?

Veja a opinião da equipe de analistas da Toro.

 
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HAPVIDA

HAPV3

PREÇO ATUAL

R$ 4,02

*15 min. de atraso

Tendência de preço

Curto prazo

1 a 5 dias.

Médio prazo

5 a 90 dias.

Longo prazo

3 meses a 3 anos.

Análise do ativo:

Visão sobre o Grupo Hapvida: Compra O Hapvida segue trabalhando na execução de estratégias de médio e longo prazo e na integração das empresas recém adquiridas. O número de beneficiários de planos de saúde da Companhia recuou cerca de 1,2% ao final do 3T23 na comparação com o mesmo período do ano anterior e teve queda de 1% em relação ao 2T23. Já o número consolidado de beneficiários, considerando-se planos de saúde e odontológicos, ao fim do 3T23, apresentou queda de 0,4% em relação ao 3T22 e retração de 1,7% na comparação com o 2T23. Outro foco do Grupo é a melhoria da rede própria, o que destrava valor devido à maior verticalização das suas operações. Dentre elas, desta vez, o destaque fica com a inauguração de dois novos hospitais, em outubro: o Hospital Rio Preto, em São José do Rio Preto/SP (com capacidade para realizar até 9 mil atendimentos por mês no pronto atendimento), e o Hospital Pediátrico Rio Solimões, em Manaus/AM (que conta com mais de 30 leitos de internação, centro cirúrgico e UTI pediátrica de última geração e centro de diagnóstico por imagem com tomógrafo e laboratório). Além disso, foi concluída a venda da São Francisco Resgate, em agosto, e foi anunciado o desinvestimento na Maida.Health, em outubro. Em paralelo, o Hapvida anunciou que interrompeu a venda de planos de saúde em praças nas quais não possui rede própria. Entre elas, estão praças do Sul e do Sudeste, como Florianópolis e interior do Rio de Janeiro — regiões que eram atendidas pela NotreDame Intermédica, que oferta produtos com rede verticalizada e própria. No terceiro trimestre, foram cancelados cerca de 60 mil contratos nessas localidades. Ao final de março, o Hapvida havia anunciado uma operação de Sale & Leaseback (SLB) de R$1,25 bilhão, que englobava a venda de 10 imóveis de suas controladas para a Família Pinheiro - LPAR (controladora da Empresa), e um follow-on, isto é, uma oferta pública de 395.207.520 ações ordinárias, o equivalente a cerca de R$1 bilhão, com garantia firme de aporte da LPAR, na ordem de R$360 milhões. Em conjunto, estas operações demonstram o compromisso do Grupo com o alívio da sua estrutura de capital e o gerenciamento da liquidez. Acreditamos que isso seja positivo para a entrada de recursos não onerosos na Companhia, de modo a fortalecer o balanço e acelerar a sua desalavancagem, com potencial de chegar a 2,6x dívida líquida/EBITDA em 2023 e cair mais em 2024. Vale ressaltar que um ambiente de negócios mais benéfico, com inflação mais baixa e a recomposição de preço de contratos, em conjunto com um volume menor de desembolso para investimentos, consistem em fatores importantes para a melhoria do perfil de alavancagem do Hapvida. Dessa forma, concluímos que a tendência de longo prazo do Hapvida é positiva e acreditamos que a Empresa tem espaço para acelerar o ritmo de crescimento em função da fragmentação do mercado de atuação, o que viabiliza a continuidade do processo de integração de novos negócios, além da perspectiva de envelhecimento da população brasileira, que favorece os negócios do Grupo. Visão sobre os resultados do Grupo Hapvida: Positiva No terceiro trimestre de 2023 (3T23), a receita líquida consolidada do Grupo apresentou avanço de 8,9% contra o 3T22, tendo alcançado quase R$6,9 bilhões no período. Nesse contexto, a alta foi fomentada, especialmente, pelo crescimento da linha de negócio de planos de saúde, resultado da estratégia de reajuste e recomposição de margem, embora tenha ocorrido recuo no número de beneficiários. O item mais relevante dos custos de serviços prestados consiste em Contas Médicas Caixa, que reflete o custo assistencial efetivo, assim como todas as iniciativas de controle de custos, aumento da verticalização e características sazonais do negócio. A sinistralidade caixa consolidada [que exclui D&A, Peona (Provisão para Eventos Ocorridos e não Avisados) e Provisão SUS] apresentou melhoria, tendo caído de 73% no 3T22 para 71,9% no 3T23, após 73,9% no 2T23. A melhora do indicador é explicada principalmente pelos reajustes necessários de preços, pelo aumento da verticalização e unificação das melhores práticas resultante da fusão, sendo o mesmo patamar desde a associação entre Hapvida e GNDI, priorizando a rede própria, na qual têm custos e frequência mais controlados. No 3T23, o índice de despesas de vendas consolidadas foi de 7,7%, se mantendo estável em relação ao 3T22 e elevação de 0,7 p.p. na comparação com o 2T23. No 3T23, o Hapvida apresentou aumento em todas as linhas de despesas de vendas em relação ao 2T23, exceto pelas despesas com Pessoal. Entre os aumentos destacam-se os R$28,8 milhões em Comissões (em que houve crescimento da amortização das despesas de comercialização diferida decorrente dos cancelamentos de contratos ao longo do ano) e R$8,7 milhões em Publicidade & Propaganda, resultado das campanhas de marketing no segundo semestre ligadas ao reposicionamento da marca em todas as regiões. No 3T23, o EBITDA ajustado consolidado alcançou R$742 milhões, avanço de 46,9% em relação ao mesmo período do ano anterior (excluindo o efeito pontual do ajuste de preço da Promed) e uma alta de cerca de 22,4% sobre o 2T23. A margem EBITDA ajustada consolidada foi de 10,8% no 3T23, o que significa um aumento de 2,8 p.p. na comparação com o 3T22. Ao tratar do endividamento no 3T23, a Companhia relatou dívida líquida, somada a outras contas a pagar das empresas adquiridas e instrumentos financeiros, em aproximadamente R$4,9 bilhões. O índice dívida líquida/EBITDA no final do 3T23 foi de 1,58 vezes, o que representa queda em relação ao patamar de 1,61x do 2T23 e também no final do 3T22. A melhora do indicador se deveu, principalmente, ao recebimento de R$108,4 milhões da venda da São Francisco Resgate e R$151,1 milhões do Ressarcimento Promed. Por fim, o Grupo reportou lucro líquido ajustado consolidado de R$261,1 milhões no 3T23, o que se traduz em uma redução de 61,5% em comparação ao 3T22 e aumento de 17,8% sobre o 2T23, tendo a margem líquida atingido o patamar de 3,8%, contra 10,7% no 3T22 e 3,2% no 2T23. Os resultados reportados pelo Hapvida no 3T23 apontam para o crescimento da Companhia influenciado, principalmente, pela integração de negócios com o Grupo NotreDame. Os desafios na criação de sinergias com a recém-adquirida NotreDame Intermédica parecem estar bem endereçados, o que se soma à redução gradual da sinistralidade e do endividamento, que favoreceram o desempenho trimestral mais recente. Dessa forma, a nossa visão permanece construtiva para Hapvida, uma vez que, com a expansão do seu modelo de negócios verticalizado, o avanço da sua base de clientes e o aumento do valor gerado na combinação de negócios com a NDI, a Companhia tem capacidade para seguir melhorando os seus indicadores operacionais e financeiros. Tais aspectos colocam o Grupo Hapvida em destaque em seu setor de atuação e, portanto, a nossa visão é de compra para a ação HAPV3.

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