Voltar

É hora de investir em ações da Carrefour?

Veja a opinião da equipe de analistas da Toro.

 
Logo

Carrefour

CRFB3

PREÇO ATUAL

R$ 10,90

*15 min. de atraso

Tendência de preço

Curto prazo

1 a 5 dias.

Médio prazo

5 a 90 dias.

Longo prazo

3 meses a 3 anos.

Análise do ativo:

Visão sobre o Carrefour: Neutra Sendo um dos principais varejistas de produtos alimentícios no Brasil, o Grupo Carrefour se beneficia da resiliência apresentada pelo caráter essencial do setor, o que lhe permite um bom desempenho, mesmo em períodos de recessão ou de baixo crescimento econômico. Ademais, a Empresa deu início, em junho de 2022, ao processo de conversão das lojas do Grupo BIG para as marcas Carrefour e Atacadão. No segundo trimestre de 2023, a Companhia informou ao mercado que finalizou a conversão das 129 lojas previstas no plano, sendo 76 para Atacadão, 48 para Hipermercado Carrefour e 5 para a rede Sam’s Club. O plano de incorporação das lojas se deu mais rápido do que o esperado, já que inicialmente a previsão para conclusão seria no início de 2024. Os ganhos de sinergias já são observados, com R$530 milhões capturados no 1S23, e espera-se que, até 2025, a integração possa gerar resultados de até R$2 bilhões por ano para o Grupo. Apesar dos avanços nas conversões de lojas e dos ganhos de sinergias, as despesas elevadas para adaptação das lojas e a demora para maturação dos novos pontos de vendas elevou as pressões sobre as margens da Companhia. Além disso, o principal concorrente da operação de atacarejo, o Assaí, também segue um plano robusto de expansão de lojas. Soma-se a isso a deflação do canal alimentar sem recomposição dos volumes no segmento B2B, o que tem pressionado a geração de receitas. Como consequência, os números do Grupo Carrefour estão sendo impactados pelas maiores despesas e elevação da concorrência. Ainda sobre a operação de aquisição do Grupo BIG, o Grupo Carrefour anunciou em abril de 2023 o ajuste para baixo, no valor de R$1 bilhão, para a aquisição das operações. A reavaliação das contas não está relacionada ao desempenho das lojas, mas sim a passivos encontrados após a negociação. Do montante, R$350 milhões já foram quitados, outros R$550 milhões serão pagos até maio de 2024 e R$100 milhões que serão pagos e ajustados de acordo com metas definidas entre as partes do acordo. Referente às divisões de negócio do Grupo Carrefour, nota-se que grande parte da receita está associada ao cash & carry, ou seja, às operações de atacarejo, concentradas na marca Atacadão. No segundo trimestre de 2023, este segmento representou 62,6% das receitas brutas da Companhia. Já a operação de Varejo contribuiu para o Grupo com 20,37%. O restante é composto pelo faturamento do Sam’s Club e do Banco Carrefour. Além disso, o Carrefour segue implementando sua estratégia digital e expansão do e-commerce e marketplace. Neste sentido, no segundo trimestre de 2023, o GMV alcançou R$2,53 bilhões, avanço de 49,8% a/a. O destaque se deu, sobretudo, no 1P alimentar (+116,7% a/a). A Empresa busca também aumentar o desempenho do Banco Carrefour. Sendo assim, houve expansão da sua carteira de crédito, finalizando o terceiro trimestre de 2023 com montante de R$22,5 bilhões (+25,6% a/a). A inadimplência se manteve estável, o que motivou uma melhora substancial da unidade no 3T23. Ao final do terceiro trimestre de 2023, o Carrefour possuia dívida bruta ex-arrendamentos de R$17,7 bilhões. Deste montante, cerca de R$12,4 bilhões estão concentrados no curto prazo. O caixa e aplicações financeiras totalizou R$4,6 bilhões, se mostrando não suficiente para o cumprimento das obrigações. No trimestre anterior, diversas medidas foram tomadas para incremento do caixa. A primeira delas, um empréstimo com o Grupo Carrefour França proporcionou uma linha de crédito rotativo de R$6,3 bilhões. Entretanto, é preciso avaliar o alto custo desses empréstimos, que estão disponíveis a uma taxa de 14,95% a.a. Além disso, foram emitidos R$930 milhões em CRA e realizada uma operação de sales and leaseback, que captou R$1,2 bilhão. Ainda assim, as medidas não foram suficientes para fazer frente aos passivos e será preciso monitorar o processo de desalavancagem e rolagem das dívidas. Vemos que o Carrefour busca a entrega de resultados e o ganho de mercado nas operações. Entretanto, no atual momento, os números da Companhia seguem pressionados pela deflação no canal alimentar, lojas ainda em maturação, endividamento elevado e pelo aumento da concorrência no setor. Dessa forma, seguimos com visão neutra para a Companhia no longo prazo. Visão sobre os resultados do Carrefour: Neutra No terceiro trimestre de 2023, o Carrefour atingiu receita líquida de R$27,0 bilhões, retração de 2,7% no comparativo com o mesmo trimestre do ano anterior. As vendas like-for-like (LfL), que representam vendas brutas em lojas comparáveis descontados os ganhos voláteis com combustíveis, apresentaram queda de -15,2 p.p., atingindo -3,7%. Na operação do atacarejo, o LfL foi de -2,7% (-13,2 p.p. a/a) e no varejo atingiu -7,7% (-22,7 p.p. a/a), ambos ex-combustíveis. A queda do LfL no trimestre se deu em função da pressão deflacionária sobre commodities, que representa boa parte das vendas. No varejo, houve queda das receitas dada a conversão de antigas lojas desse formato para o atacarejo, que reduziu a área de vendas. No canal online, o GMV atingiu R$2,53 bilhões (+49,8% a/a), dado crescimento relevante do 1P alimentar (+116,7% a/a), especialmente para clientes B2B, e, em menor medida, do 1P e 3P não alimentar (18,0% a/a e +39,8% a/a). O lucro bruto atingido pela varejista foi de R$5,12 bilhões, queda de 2,4%. Consequentemente, a margem bruta da Companhia apresentou avanço de 0,2 ponto percentual, chegando a 20,1% no trimestre. Entre os segmentos, a única variação positiva de margem bruta se deu dentro do cash & carry, com avanço de 0,9 p.p. a/a, chegando a 14,9%. As despesas SG&A, ou seja, gastos com vendas, gerais e administrativos, apresentaram elevação de 4,8% a/a, saltando para R$3,74 bilhões no 3T23. O atual patamar de SG&A reflete a expansão de lojas realizadas no último ano, com a conversão dos parques BIG e Maxxi. Em meio à retração de receitas, foram implementados projetos para segurar a elevação dos custos. O EBITDA ajustado do Carrefour fechou o segundo trimestre em R$1,47 bilhão, queda de 13,4% em relação ao 2T22. Desta forma, a margem EBITDA ajustada da Companhia alcançou 5,7%, queda de 0,7 ponto percentual, refletindo o impacto da integração do Grupo BIG. Além das margens pressionadas, nota-se, também, um ponto de atenção no que se refere ao endividamento da Empresa. Por conta da aquisição do Grupo BIG, a Companhia encontra-se com endividamento elevado, sendo grande parte dessas obrigações para os próximos 12 meses. Os empréstimos com vencimento a curto prazo somam cerca de R$12,4 bilhões, ao passo que o caixa e aplicações financeiras da Empresa totalizam R$4,60 bilhões, decorrentes de diversos esforços realizados no último trimestre para incremento das disponibilidades da Empresa. Considerando o EBITDA LTM e o endividamento do Carrefour, a relação dívida líquida/EBITDA fechou o período em 2,27x. Frente ao endividamento da Empresa, as despesas financeiras continuam reduzindo em grande medida o lucro operacional. No 3T23, essas somaram R$586 milhões (-20,9% a/a), com redução causada pela correção monetária de provisões revertidas. O custo da dívida, entretanto, saltou 24,7% a/a. Ressalta-se, neste ponto, o alto dispêndio da dívida a curto prazo, assumida em grande medida com o Grupo Carrefour Finance, da França, somando R$8,33 bilhões com custos de 12% a 14,25% ao ano, superior ao valor de R$6,35 bilhões apurado no último trimestre. Dados os números supracitados, o lucro líquido ajustado da Empresa atingiu R$212 milhões, uma queda de 17,4% a/a. A margem líquida, por sua vez, encerrou o trimestre em 0,8% (-0,2 p.p. a/a). No Banco Carrefour, enxergamos melhoras substanciais ano a ano. O faturamento bruto de intermediação financeira atingiu R$580 milhões (+19,8%) a/a. A carteira de crédito atingiu R$22,5 bilhões (+25,6% a/a), com redução da inadimplência Over 30 (-0,6 p.p. a/a) e Over 90 (-0,1 p.p. a/a), atingindo 13,5%. Como consequência, houve avanço em menor medida das provisões, o que motivou o crescimento relevante no EBITDA ajustado (+42,2% a/a). O lucro líquido da unidade, por sua vez, atingiu R$127 milhões (+56,8% a/a). Em resumo, dado o cenário desenhado, avaliamos como neutra a divulgação de resultados do Grupo Carrefour no segundo trimestre de 2023. Houve melhora no Banco Carrefour e a margem bruta do atacarejo se manteve resiliente, mesmo diante da deflação alimentar. Apesar disso, o custo da dívida elevado pressiona de forma relevante os resultados da Companhia e o endividamento alto é ponto de atenção. Por fim, o aumento da concorrência no último ano, em especial no segmento atacarejo, reforça as dificuldades enfrentadas pela Empresa.

Quisque et lacinia ex. Donec gravida quam id ipsum tincidunt, eu auctor orci feugiat. Nullam elit felis, lobortis eget aliquam ut, accumsan sit amet sem. Nam ac varius arcu. Maecenas aliquet nunc interdum consectetur rutrum. In vel rutrum nulla. Etiam vehicula porttitor quam, ut porta nisl efficitur sit amet. Pellentesque blandit tortor sit amet metus mattis, vel convallis nibh venenatis.

 
Analise Toro Investimentos

Leia a análise completa: cadastre-se gratuitamente:

Corretagem Zero

(sem asteriscos).

Com a Toro você tem zero de corretagem em todos os ativos: ações, minicontratos, Fundos Imobiliários, ETFs, BDRs (títulos de empresas da Bolsa americana).

Invista com Corretagem Zero

A Toro é um instituição financeira certificada: Banco CentralB3CVMAnbima.

Corretagem Zero

(sem asteriscos).

Com a Toro você tem zero de corretagem em todos os ativos: ações, minicontratos, Fundos Imobiliários, ETFs, BDRs (títulos de empresas da Bolsa americana).

Invista com Corretagem Zero

A Toro é um instituição financeira certificada: Banco CentralB3CVMAnbima.

Cursos exclusivos

Aprenda a investir com cursos exclusivos.

Entenda como funciona a Bolsa e dê o próximo passo como investidor com cursos completos, exclusivos e muito bem avaliados pelos alunos.

Conheça os cursos da Toro

Veja também

Últimas análises em destaque:

MSPA4

Logo Empresa

R$ 40,00

Ver análise

KLBN3

Logo Empresa

R$ 4,35

Ver análise

BDLL4

Logo Empresa

R$ 8,55

Ver análise