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É hora de investir em ações da Arezzo?

Veja a opinião da equipe de analistas da Toro.

 
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Arezzo

ARZZ3

PREÇO ATUAL

R$ 55,51

*15 min. de atraso

Tendência de preço

Curto prazo

1 a 5 dias.

Médio prazo

5 a 90 dias.

Longo prazo

3 meses a 3 anos.

Análise do ativo:

Visão sobre a Arezzo&Co: Compra A Arezzo&Co detém marcas consolidadas no mercado feminino das classes de maior poder aquisitivo, como a Arezzo, Schutz e Alexandre Birman. Além disso, outras marcas de grande apelo, como Vans, Anacapri, Reserva e BAW compõem o mix diversificado de produtos da Companhia. Em 2023, 29,5% da receita bruta da Arezzo&Co advém da marca Arezzo, seguida de 25,6% da AR&CO (Reserva, BAW e outras), 16% da Schutz, 8% da Anacapri e 20,9% das demais marcas. Com mais de 1.000 lojas no Brasil e no exterior, a Arezzo&Co possui alta capilaridade através de seus diversos canais de distribuição, que abrangem lojas próprias, outlets, franquias e e-commerce, além do canal multimarcas. Além de deter know-how na gestão multicanal, a cadeia de valor de ponta-a-ponta da Arezzo&Co congrega as atividades de pesquisa e desenvolvimento, merchandising, planejamento, sourcing, produção e logística, e conta com corpo executivo com excelente histórico de entregas. Da receita bruta da Empresa, 28,2% está associada ao canal multimarcas, 24,5% das franquias, 23,4% do web commerce e 23,6% de lojas próprias, mostrando a diversificação de vendas por canal. Somado a isso, a Companhia apresenta resultados consistentes trimestre após trimestre, mesmo diante dos desafios impostos ao setor de varejo no Brasil. Além do crescimento orgânico e da abertura de novas lojas, a Arezzo&Co conta com uma gestão eficiente de alocação de capital através de aquisições de outras marcas. Em 2022, a Empresa realizou um follow-on para aquisição da HG e da Sunset e, mais recentemente, anunciou a aquisição da Vicenza, no ramo de calçados, e da Paris Texas, a primeira marca adquirida pela Companhia fora do país e que inaugura um novo mercado de atuação. Da operação de calçados e bolsas da Arezzo&Co, 83,7% é feita através do outsourcing, ou seja, por ateliês e fábricas independentes e especializadas, enquanto 16,3% da produção é concentrada na operação interna da Companhia, localizada no Rio Grande do Sul. Isso faz com que a Empresa consiga manter menos alocação de capital em ativos imobilizados e otimize sua produção. Além disso, a Companhia possui capacidade logística para suportar a demanda e conectar os diversos canais de venda aos consumidores de todo país. A atuação no mercado varejista de roupas com foco maior nos públicos de alta renda permite o desempenho resiliente da Arezzo&Co em períodos adversos de baixo crescimento da atividade e de depreciação dos indicadores macroeconômicos. Como consequência, acreditamos que as estratégias traçadas pela Companhia serão positivas e sustentáveis. Assim, recomendamos a compra dos ativos ARZZ3, com foco no longo prazo. Visão sobre os resultados da Arezzo&Co: Positiva No terceiro trimestre de 2023, a Arezzo&Co reportou receita bruta de R$1,58 bilhão, avanço de 12,7% contra o mesmo período do ano anterior. Do resultado, 29,4% são representados pela Arezzo (-0,7 p.p. a/a), 26,1% pela AR&CO (+2,6 p.p. a/a), 15,5% pela Schutz (-2,7 p.p. a/a), 8,4% pela Anacapri (+0,7 p.p. a/a) e 20,6% por outras marcas (+0,1 p.p. a/a). Referente ao mercado externo, a receita bruta alcançou R$159,8 milhões, aumento de 13,2% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. A receita líquida da Companhia, por sua vez, atingiu R$1,27 bilhão (+11,2% a/a). O lucro bruto atingiu R$680,7 milhões (+13,2% a/a), com margem bruta de 53,8% (+1,0 p.p. a/a). No trimestre, houve melhora da representatividade de vendas de lojas próprias na receita e crescimento de vendas full price, mesmo em um período marcado por maior número de remarcações. Na ponta negativa, houve perda de margem na operação norte-americana em função da variação cambial e o impacto da volta do DIFAL. As despesas comerciais recorrentes totalizaram R$374 milhões no trimestre (+5,2% a/a), com elevação dos gastos de operações de lojas próprias e web commerce. Ainda dentro das despesas comerciais, as despesas com vendas, logística e suprimentos, por sua vez, somaram R$193 milhões (-9,0% a/a). A queda se deu em função da redução das despesas de marketing, dada a base de comparação do 3T22 com efeitos da campanha de 50 anos da marca Arezzo. As despesas G&A recorrentes, por sua vez, alcançaram R$91 milhões (+20,6% a/a), com a elevação ocasionada pelo aumento das despesas na operação norte-americana com abertura de nova loja, adição da Paris Texas, investimento no modelo de franquias e incorporação dos times das marcas recém adquiridas. Quando somadas, as despesas totais SG&A recorrentes atingiram R$464,6 milhões (+7,4%), variação inferior aos ganhos de receita líquida. Do montante, R$194,8 milhões foram despesas fixas, variação de 2,7% a/a, ainda menor do que os ganhos de receitas, mostrando efeito positivo de alavancagem operacional. O EBITDA recorrente da Arezzo&Co atingiu R$217,5 milhões, elevação de 27,9% versus 3T22, e a margem alcançou 17,2% (+2,3 p.p. a/a). O desempenho foi influenciado pelo aumento substancial das receitas e ganhos de margem decorrentes da menor variação das despesas SG&A. A ARZZ International, divisão de vendas do mercado externo, contribui negativamente para o EBITDA em R$5,3 milhões. No período analisado, o lucro líquido recorrente somou R$107 milhões, aumento de 4,2% quando comparado ao mesmo trimestre do ano anterior, sendo que a margem líquida ajustada atingiu 8,5% (-0,5 p.p. a/a). O lucro líquido foi impactado negativamente pelo resultado financeiro, que deduziu o EBITDA em R$48,1 milhões (+285,5% a/a), haja vista a maior alavancagem no período, aumento dos arrendamentos e despesas com taxas de cartão de crédito. A Companhia encerrou o 3T23 com dívida líquida de R$448,9 milhões, versus caixa líquido de R$134,6 milhões no 3T22. Dessa forma, a relação dívida líquida/EBITDA da Empresa encontra-se em patamares confortáveis, de 0,6x. Além disso, 99,5% da dívida se concentra no curto prazo, ou seja, a desalavancagem deverá ocorrer dentro dos próximos trimestres. Nota-se como ponto de atenção que a posição de caixa e aplicações (R$643,6 milhões) não é suficiente para cobrir os passivos circulantes. Deste modo, a geração de caixa operacional nos próximos meses ou a rolagem da dívida será necessária para cumprimento das obrigações. Em resumo, enxergamos os resultados obtidos pela Arrezo&Co como positivos. A performance no trimestre foi positiva, com ganhos de alavancagem operacional relevantes. Ademais, o sell out de vendas permanece em crescimento elevado, com destaque para o avanço de lojas próprias e web commerce. Além disso, os investimentos realizados em tecnologia e na expansão das lojas trazem à Companhia boas perspectivas de resultados nos próximos anos. Assim, mantemos uma visão positiva para as ações da ARZZ3 no longo prazo.

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