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É hora de investir em ações da Ambev?

Veja a opinião da equipe de analistas da Toro.

 
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Tendência de preço

Curto prazo

1 a 5 dias.

Médio prazo

5 a 90 dias.

Longo prazo

3 meses a 3 anos.

Análise do ativo:

Visão sobre a Ambev: Compra A Ambev figura entre uma das maiores fabricantes de cerveja do mundo, desenvolvendo, produzindo e comercializando diversos tipos de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Para isso, a Companhia conta com operações em 18 países da América, que se dividem em quatro segmentos: Brasil, América Central e Caribe (CAC), América Latina Sul (LAS) e Canadá. A capacidade instalada da Empresa é de cerca de 240 milhões de hectolitros por ano entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas, mais do que suficiente para a produção realizada, que totalizou aproximadamente 180 milhões de hectolitros em 2022. No Brasil, a distribuição dos produtos é realizada através de terceirizados, envolvendo 146 operações, e sistema logístico próprio, que conta com mais de 106 centros de distribuição. Os vendedores da rede própria e os terceirizados são responsáveis, por sua vez, por atingir a venda para os bares, mercearias, restaurantes, entre outros. Para clientes de maior porte, como supermercados, a venda pode ser realizada diretamente da fábrica. Nos demais países, o sistema de distribuição é semelhante, com alterações sendo realizadas para adequação a determinadas geografias. Deste modo, a Ambev possui alta escalabilidade do seu negócio, operando com ampla capilaridade em diversas regiões. O mercado endereçável da Ambev é amplo e recorrente. No Brasil, 3° maior consumidor de cervejas do mundo, a Ambev estima ser líder, com alta penetração das marcas Skol, Brahma e Antarctica. A linha de produtos alcoólicos também se estende através da linha Beats e Mike’s, e, entre os produtos não alcoólicos, a marca mais representativa é a Guaraná Antarctica. Historicamente, a Ambev tem se provado eficiente na consolidação do mercado e na alocação de capital, tendo adquirido diversas marcas que competiam com seus produtos em microrregiões. A exemplo, podemos citar a aquisição da Wals e da Colorado em 2015. Assim, a Companhia vem conseguindo se adaptar bem às mudanças no hábito de consumo por parte da população, que são verificadas através da migração do consumo em bares e restaurantes para os supermercados e para as marcas artesanais (craft beer). Buscando se manter competitiva, a Ambev busca também a inovação. A plataforma de entrega direta ao cliente, Zé Delivery, cresce sucessivamente em número de entregas, buscando gerar maior conveniência e melhorar o relacionamento com os consumidores. O BEES, por sua vez, compõem o marketplace B2B da Companhia, criando um contato constante com o cliente, proporcionando soluções e ampliando a estratégia digital da Ambev. O mercado da Empresa possui amplo número de competidores com grande elasticidade cruzada e baixa fidelidade, o que gera uma corrida por preços e busca por determinado nível de diferenciação. Entre os principais concorrentes destaca-se a Heineken, que detém marcas brasileiras em seu portfólio e acordos de distribuição com a Coca-Cola. Dada a característica do processo de produção, a Ambev é sensível aos preços das commodities no mercado global e, apesar de deter ampla escala e potencial de barganha, ainda pode ser afetada adversamente caso haja grandes oscilações de preços. Em função do estágio de maturidade da Companhia, a Ambev possui perfil de baixo crescimento e recorrência na remuneração dos acionistas, que reflete a estabilidade do negócio e a saúde financeira. Isso fica evidente na estabilidade dos preços do papel nos últimos anos, que reforça o estágio avançado de maturidade da Empresa. Tendo em vista o cenário analisado e os fatores supracitados, seguimos como recomendação de compra para as ações ABEV3 para o longo prazo. Visão sobre os resultados da Ambev: Positiva No terceiro trimestre de 2023, a Ambev reportou uma receita líquida de R$20,3 bilhões (-1,3% a/a e +19,3% orgânico, isto é, excluídas as variações cambiais), com volume de 45,3 mil hectolitros comercializados (-2,0% a/a). No Brasil, a receita líquida somou R$11,4 bilhões (+5,5% a/a) e 31,4 mil hectolitros (-0,15 a/a), fazendo com que a receita por hectolitro crescesse 5,6% a/a. A elevação se deu em função do desempenho de vendas de cervejas (+5,5% a/a), com avanço das marcas premium e super premium, e NAB (+5,1% a/a). Na América Central e Caribe (CAC), a receita líquida cresceu 11,3% a/a (+22,2% a/a orgânico), enquanto recuou na América Latina (LAS) em 13,5% a/a (+73,3% a/a orgânico) e no Canadá em 16,3% a/a (-7,3% a/a orgânico). O lucro bruto da Ambev chegou a R$2,93 bilhões no 3T23 (+1,6% a/a e +24,5% orgânico), com margem bruta de 49,7% (+1,4 p.p. a/a e +2,1 p.p. a/a orgânico). Os ganhos de margem foram possíveis em decorrência da menor relação entre o crescimento do CPV e da receita na operação Brasil (+0,1% a/a), CAC (+9,7% a/a e +19,2% a/a orgânico) e Canadá (-18,5% a/a e -9,7% a/a orgânico). A eficiência foi causada pela redução dos preços das commodities e alívio da inflação. As despesas SG&A somaram ao todo R$5,66 bilhões (-8,9% a/a e +10,0% a/a orgânico) e excluindo a depreciação e amortização alcançaram R$4,99 bilhões (-10,8% a/a e +8,2% a/a/ orgânico). Os efeitos que proporcionaram o resultado foram as menores despesas de distribuição e administrativas no Brasil e eficiências capturadas na CAC e Canadá. Dados os efeitos supracitados, o EBITDA ajustado atingiu R$6,58 bilhões (+17,6% a/a e +43,7% a/a orgânico. A margem EBITDA ajustada, por sua vez, chegou a 32,4% a/a (+5,2 p.p. a/a e +5,6 p.p. a/a orgânico) O resultado financeiro foi detrator em R$837,9 milhões (-33,0% a/a), com menores perdas causadas por instrumentos derivativos (-R$469,4 milhões vs -R$1,07 bilhão) utilizados para proteção (hedge) contra a forte volatilidade das moedas. As despesas de juros totalizaram R$631,4 milhões (-8,7% a/a), enquanto as receitas de aplicações financeiras alcançaram R$421,0 milhões (-12,5% a/a). Como consequência das deduções, no terceiro trimestre de 2023, o lucro líquido atribuído à Ambev foi de R$10,1 bilhões (+6,6% a/a). No trimestre analisado, a dívida bruta da Companhia encerrou o período em R$3,72 bilhões (-1,4% a/a), com uma disponibilidade de caixa e equivalente de caixa de R$17,4 bilhões (+17,2% a/a). Isso faz com que a posição de caixa líquido da Empresa seja confortável para o andamento das operações. Em resumo, enxergamos os resultados apresentados pela Ambev como positivos para o trimestre, dada a recuperação observada especialmente no Brasil e sustentada pelo mix de vendas do segmento alcoólico. Ainda assim, enfatizamos que a dinâmica de menores volumes comercializados pode ser afetada negativamente caso haja alterações no mix da receita e que as vendas em LAS e Canadá ainda apresentam desempenho aquém das operações.

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