Zeitgeist: Addendum

“Zeitgeist” é uma palavra alemã que significa “espírito da época” ou “espírito do tempo” e “addendum” significa “anexo”, “adicionado” ou “a ser adicionado”. Zeitgeist: Addendum é o segundo filme produzido por um grupo de ativistas que possui o propósito de unir o mundo de forma harmônica e sustentável. Dirigido por Peter Joseph, esse filme documentário foi lançado em 2008.

Seguindo o espírito da produção predecessora (Zeitgeist, o Filme, de 2007), o documentário foca na evolução do sistema capitalista, principalmente nos EUA, e mostra ao observador, de forma profunda e complexa, como o dinheiro se transformou em um objeto de poder e ganância.

Zeitgeist Addendum

zeitgeist-addendum DVDZeitgeist: Addendum localiza e expõe as raízes da corrupção na sociedade moderna, mas ao mesmo tempo, propõe possíveis soluções para o problema. Nisso está a grande surpresa (e praticamente uma revelação): essas soluções não são baseadas em noções políticas, morais ou legais, mas na compreensão e no autoconhecimento humano.

Outra questão abordada no filme (e que gera certo incômodo) é a revelação de que nem instituições extremamente importantes, como o Federal Reserve (FED) e a CIA, por exemplo, estão livres de acusações e escândalos envolvendo corrupção.

Com 2 horas e 3 minutos de duração, Zeitgeist: Addendum é uma boa escolha para uma proposta de reflexão sobre sistemas financeiros, políticos, e também sobre conceitos e códigos que criamos para nós mesmos enquanto sociedade. No site oficial é possível encontrar materiais extras e também os outros filmes produzidos pelo grupo Zeitgeist.

Assista a esse filme e responda: Como você quer deixar o mundo para seus filhos e netos? Será que nossas noções e regras se preocupam realmente com o futuro? A resposta está em cada um de nós.

Bom filme e bom fim de semana!


Escrito por Larissa Moutinho, jornalista MTB 6805-PR, assessora responsável pela comunicação da TORO Investimentos. Foi editora da Revista ADVFN e jornalista da InvestMais. Pós-graduada em marketing e pós-graduanda em finanças.